terça-feira, 2 de setembro de 2008

VILÃ OU ALIADA?


Internet transforma a relação entre alunos e professores e estabelece novos paradigmas para o ensino e a aprendizagem. (Débora Marques)

Esta reportagem da revista Educação, nos fala de uma rede que interliga computadores e usuários no mundo todo, e que é um dos maiores avanços da história no que diz respeito a comunicação. E também um dos mais rápidos em pouco mais de duas décadas, o sistema tornou-se o principal veículo para a interação entre pessoas, empresas e instituições.
Diante disso, pode-se imaginar o tamanho do impacto que a internet apresentou econômica, política e socialmente para a humanidade.
Na formação de crianças, jovens e adultos, a internet representa uma ruptura no modelo pedagógico tradicional e exige de professores, alunos, pais e instituições uma mudança de comportamento na relação entre ension e aprendizagem. O principal fator de tal rompimento se deve ao acesso quase irrestrito às informações que a internet proporciona.
Diante de tamanho potencial, alunos e educadores vão se adaptando aos poucos às novas ferramentas de ensino. "Os jovens não têm medo da tecnologia, mas nem todos buscam o conhecimento espontaneamente", considera Betina Von Staa, coordenadora pedagógica da divisão de portais educacionais da Positivo Informática.
Nesse contexto entra o professor, cuja principal missão muda substancialmente a partir do acesso dos alunos ao universo de dados que a internet proporciona. O conhecimento que antes ficava restrito aos livros e ao educador está disponível a todos que tenham acesso à rede e o mínimo de habilidade de manejá-la.
"O estudante que navega pela internet precisa desenvolver autonomia perante o conhecimento. Para tanto, o professor deve orientar a pesquisa e bons sites, boas referências e conteúdos para que o próprio aluno tenha condição de selecionar o que estudar", acredita Betina.
Assim, aos poucos, ele próprio vai desenvolvendo o senso crítico em relação ao que lê e passa a escolher mais criteriosamente o que pode ser aproveitado.

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